JUVENIS: LIÇÃO 3 - HUMANISMO: A CRIATURA COLOCADA ACIMA DO CRIADOR

 


BOTÃO


LIÇÃO 3 - HUMANISMO: A CRIATURA COLOCADA ACIMA DO CRIADOR

“[...] e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração." (Daniel 4-34)

SEG - Gn 1.1-31 Deus é O grande Criador
TER - SI 1502 A excelência da grandeza de Deus
QUA - Pv 2.6 * A sabedoria e o conhecimento vêm de Deus
QUI - SI 53.1 Somente os tolos desprezam a Deus
SEX - 2 Tm 3.1 Tempos difíceis
SÁB - Jó 14.1,2 A fragilidade do ser humano

OBJETIVOS

COMPREENDER o que é humanismo:

CONSCIENTIZAR das consequências do humanismo;

MOSTRAR os perigos do humanismo.

ANTES DA AULA
Prezado(a) professor(a), na terceira lição do trimestre estudaremos a respeito do humanismo. Para uma boa aula. procure ler livros e artigos que falem a respeito dessa temática filosófica. O(a) professor(a) precisa conhecer o conteúdo que vai ensinar alguns jovens chegam à classe no domingo já informados a respeito do assunto da lição. pois no decorrer da semana. eles fazem pesquisam em sites e canais do YouTube. Essa busca pela informação é boa, mas os expõe a todo tipo de fonte. ideologia e heresia. Muitas delas não tem nada de novo. mas são muito bem "maquiadas" para que os jovens se deixem seduzir pela maneira de pensar desse mundo No decorrer da lição. procure enfatizar c exemplo de Daniel e seus amigos que, mesmo vivendo em uma sociedade onde o secularismo e o paganismo imperavam, se mantiveram fiéis ao Senhor. Daniel e seus amigos tiveram acesso às informações. ciência e cultura do seu tempo (Dn 14). Entretanto, Daniel demonstrava ter o temor do Senhor em seu coração e discernimento, O exemplo dele nos mostra que o temor e o discernimento são fundamentais na vida do crente. pois ajuda-nos a não cair diante das muitas investidas do Maligno.
Daniel e seus amigos não se deixaram seduzir pelos enganos do Inimigo. Longe de suas famílias morando em uma terra estranha. eles poderiam ver a tentação como uma forma de alcançar algum tipo de privilégio. afinal estavam vivendo na corte e servindo ao rei. Contudo decidiram não se contaminar e se tornaram um exemplo de que é possível vencer as ideologias e tentações em qualquer ambiente

CONECTADO COM DEUS:
Você já ouviu falar a respeito do humanismo? Sabe o que significa e como ele surgiu? Nesta lição vamos tratar a respeito deste termo filosófico. Veremos que, ao longo da história, o homem, influenciado pelo Diabo, sempre tentou colocar a si mesmo acima do Criador. Deus nos criou de forma distinta (Gn 126). Por isso, o ser humano é considerado a obra prima da criação. Porém, ainda assim, nunca seremos mais do que aquele que nos criou. O que a abordagem humanista apregoa é colocar o ser humano em uma posição superior à do Criador Essa não é uma ideia nova, mas ultimamente temos ouvido palavras como "empoderamento" e "determinação" que estão trazendo uma nova roupagem à velha e conhecida visão humanista.

INTERAÇÃO
Professor(a), para esta aula, sugerimos que você reproduza no quadro as questões abaixo e utilize-as para mostrar aos seus alunos alguns pontos importantes a respeito do humanismo. Enfatize o fato de que a ambição pode nos fazer ignorar as orientações de Deus. levando-nos a acreditar que somos “empodera- dos(as)”.
Conclua frisando que tudo que temos e somos vem de Deus, o grande Criador
O que é o humanismo?
"Doutrina cuja ótica é expressamente antropocêntrica. No terreno filosófico, o humanismo é interpretado como a valorização do homem como a medida de todas as coisas" (Dicionário Teológico, CPAD).
Qual a sua principal ideia?
Valorizar o homem acima de tudo, até mesmo do Criador
Quando surgiu?
No século XV em Florença, cidade italiana.

1.      O QUE E O HUMANISMO

Para facilitar a nossa compreensão a respeito desse tema, vejamos a definição apresentada pelo Dicionário Houaiss para humanismo: "movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição

humana'. A principal característica desse movimento é o antropocentrismo. Que destaca o homem como o centro do conhecimento e a sua valorização como a medida de todas as coisas.

1.1 Como surgiu o humanismo

Segundo os historiadores, a Itália foi o principal centro humanista entre os séculos XIV e XVI, no período da Renascença, após a era medieval. marcando a transição entre a Idade Média e a Moderna. De acordo com os que difundiram esse movimento, os chamados humanistas, os valores éticos dependem somente do ser humano. e não de Deus. Tal ideologia apregoa a falta de valores e verdades absolutas (relativismo), cultuando as criaturas. Como? Retirando a crença de que Deus deveria ser o centro do universo. criticando os ensinamentos baseados nas Escrituras e passando a validar mais outras formas de conhecimento, O humanismo pode levar o ser humano à soberba e esse sentimento não somente desagrada a Deus, mas destrói nossos relacionamentos e a nós mesmos. O soberbo jamais consegue reconhecer suas deficiências. Por isso, tome cuidado, pois Deus resiste aos soberbos (Tg 4.6). Todavia. O Pai Celeste dá graça aos humildes, àqueles que têm o coração quebrantado e contrito, que se chega a Ele com humildade, reconhecendo suas limitações.

1.2  O engano

O que leva o ser humano a crer que o humanismo é benéfico? Certamente o sentimento de arrogância e autossuficiência que vem do Inimigo. Observe se não é o mesmo que se apoderou do príncipe de Tiro, descrito pelo profeta Ezequiel (Ez 28.1-10). Nesse texto bíblico, o profeta faz uma alusão a Satanás. Ele continua agindo no meio da humanidade, tentando as pessoas para que se sintam absolutas em si mesmas, ignorando a soberania e o poder do Eterno. Uma prova da nossa insuficiência é demonstrada na limitação da nossa vida. Por mais rica, famosa e "poderosa" que uma pessoa seja nessa terra. Ela não poderá acrescentar nem um dia a mais a sua existência. visto como somos frágeis e impotentes (Jó 141,2). Tiago na sua epístola diz que tanto o rico quanto o pobre passarão, como a flor da erva (Tg 1.9-11).

2.      AS CONSEQUÊNCIAS DO HUMANISMO

2.1 O que os humanistas rejeitam?
O movimento humanista rompeu com o Teocentrismo (a crença de que Deus é o centro de todo o universo e de toda a vida humana). Assim, passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem colocado no centro do universo e da vida humana). Dessa forma. eles passaram a se importar mais com assuntos que não têm origem em Deus, rejeitando-o como soberano sobre tudo e todos.

2.2 Sentimentos destrutivos
O humanismo traz muitas consequências prejudiciais ao ser humano e á sociedade, pois provoca sentimentos destrutivos, O primeiro deles é o orgulho, Ele nos afasta de Deus e nos dá a falsa ideia de que somos capazes e podemos tudo. Tem muita gente que em sua oração “determina" a cura, a bênção. Nós não “determinamos" nada, mas humildem ente pedimos ao Pai, em nome de Jesus Cristo e Ele nos atende por sua graça e bondade. Muitos crentes oram para passar em um vestibular muito concorrido, em um concurso difícil, por exemplo. Claro que fazem também a sua parte que é estudar. Contudo, quando alcançam o que tanto desejaram e clamaram ao Senhor, atribuem a conquista ao seu próprio esforço, sabedoria e recursos pessoais. Comumente, não se lembram de Deus, honrando-o e reconhecendo que tudo vem dEle. Não se iluda acreditando que foram seus talentos e esforços os únicos responsáveis por alcançar grandes feitos. O orgulho nos impede de reconhecer que foi Deus que tudo nos ofereceu. No seu devido tempo, o Criador vai julgar toda a soberba, a qual sabemos, precede a queda (Pv 16.18).

É importante destacar que o coração do homem é enganoso Ur 17.9). Logo, um movimento cultural e filosófico, definido como um conjunto de ideais e princípios que não priorizam valores morais como: amor, respeito, justiça, solidariedade, honra etc. não pode ser seguido por um cristão. Apenas os valores divinos devem ser o nosso padrão a ser seguido, pois os seres humanos são falhos, não sendo capazes de ser os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Por esse motivo, guarde o seu coração (Pv 4.23).

2. 3 A Desobediência
O Senhor usou vários profetas para alertar o seu povo a fim de que se arrependesse dos seus pecados e se voltasse para Ele. Caso contrário, seria levado cativo. Mas a rebeldia dos israelitas fez com que não dessem atenção à voz dos profetas. Eles se tornaram obstinados em suas próprias “verdades” e acreditaram que o Templo jamais seria destruído. Dessa forma, permaneceram em seus erros, dando ouvidos aos falsos profetas, que afagavam as suas vontades, falsamente falando em nome de Deus e sabemos qual foi a consequência. O Templo foi destruído, o povo sofreu muito, passando anos no cativeiro Babilônico, em meio a diferentes culturas malignas.

3. O PERIGO DO HUMANISMO

O humanismo acaba sendo uma porta de entrada para outras filosofias e seitas. Como o humanismo rompeu com o pensamento vigente na era medieval, também chamado de “Período das Trevas”, tudo o que estava relacionado a Deus ou à religião cristã passou a ser questionado ou mesmo condenado. É fato que, no passado, a corrupção da Igreja Católica a serviço do Estado trouxe consequências terríveis, pois seus líderes já haviam se distanciado do Senhor. Por esse motivo, o humanismo encontrou um terreno muito fértil para aprofundar suas raízes.

Vivemos tempos difíceis (2 Tm 3.1), em que cada vez mais pessoas se autodenominam ateias, não crendo em Deus, ou agnósticas, avaliando que não é possível afirmar com certeza se Deus existe ou não.

Há um perigo rondando os jovens atualmente. Muitos se declaram sem religião, em bora infelizmente, um grande número é oriundo de lares cristãos. Por este motivo, é de suma importância que você tenha bases cristãs solidificadas na Palavra de Deus para combater as ideologias humanistas que confrontam a sua fé no Senhor, Todo-Poderoso.

SUBSÍDIO

“Satanás também sabe citar a Palavra de Deus quando lhe convém, mas ele sempre o fará com propósitos malignos. Suas hostes criam doutrinas de demônios, induzindo incautos a lerem as Escrituras pela metade, ou a citarem partes da Palavra de Deus desprezando o contexto em que elas estão inseridas, desrespeitando regras de interpretação já definidas e soprando ventos de doutrinas para o povo de Deus. Satanás tem se aproveitado desses fatores e atraído muitas pessoas para igrejas que se propõem a fazer do culto um show, com atrações que façam lotar o santuário, onde o homem, e não Deus, é o centro das atenções. Liturgias são preparadas para que o homem seja destacado, tornando-o uma celebridade digna de ser seguida. Há bastante tempo, certo pregador argentino comentou que compareceu a um evento no qual um grande pregador compareceria para ministrar. Antes da ministração, as luzes se apagaram, e o apresentador ao microfone disse: 'E agora, com vocês, o grande servo de Deus, pastor...'. Esse pregador argentino, de forma radical, terminou seu relato dizendo que não existe grande servo de Deus, pois se ele é servo, não é grande, e se é grande, não é servo. Não há nada errado em se honrar uma pessoa que se destacou, mas é errado fazer dessa pessoa o centro das atenções onde Deus está. Ou Deus tem a primazia em nossas vidas ou não tem" (COELHO, Alexandre. O Perigo das Tentações. Rio de Janeiro: CPAD, 2022. p. 120).

 

PARA CONCLUIR

Na Lição deste domingo aprendemos que o humanismo, erroneamente tenta colocar o homem no mesmo patamar de Deus. Essa ideologia conduz o homem à soberba, a acreditar que ele tudo pode e se basta. Mas a verdade, quer creiam ou não, é que todos somos finitos, frágeis e dependentes do Criador até mesmo para continuar respirando. Se nosso coração parar de bater, ainda que por alguns segundos e nos faltar o ar, perecemos.

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Professor(a). os jovens precisam saber da necessidade de evangelização de nossos dias, principalmente nas escolas e universidades. Precisamos ter o mesmo ardor evangelístico que os crentes da igreja do primeiro século tinham. Incentive os alunos a usarem todos os meios de comunicação disponíveis para anunciar a Jesus Cristo. Mostre que não podemos ficar calados e parados diante das ideologias e heresias que são divulgadas em nosso tempo. É preciso anunciar “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6).

Não enfrentamos a perseguição que os primeiros cristãos enfrentaram, graças a Deus por isso. Contudo, seus alunos precisam saber que há uma perseguição ideológica camuflada contra as verdades de Cristo, em especial nas mídias e nas universidades. Não podemos nos intimidar, precisamos nos revestir do poder de Deus. de conhecimento e sermos ousados na proclamação do Evangelho.

HORA DA REVISÃO

1. O que é humanismo?

R: É um ‘movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.”

2. Qual é a principal característica desse movimento?

R: A principal característica desse movimento é o antropocentrismo, que destaca o homem como o centro do conhecimento e a sua valorização como a medida de todas as coisas.

3. O que leva o ser humano a crer que o humanismo é benéfico?

R: Certam ente o sentimento de arrogância e autossuficiência que vem do Inimigo.

4. Por que apenas os valores divinos devem ser o padrão a ser seguido?

R: Porque os seres humanos são ^ falhos, não sendo capazes de ser os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. +

5. Quem o Senhor usou para alertar o ^ seu povo a se voltar para Ele?

R: Os profetas.

 

PRÓXIMA AULA. >>> LIÇÃO 4: HEDONISMO: SER "FELIZ" A QUALQUER CUSTO


Comentários