Clique Aqui Para Baixar o Slide
TEXTO ÁUREO |
VERDADE PRÁTICA |
|
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3) |
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que
distorcem os pontos principais da doutrina bíblica. |
LEITURA DIÁRIA |
||
Segunda |
Mt 7.15 |
O cuidado
para não ser enganado (a) pela aparência |
Terça |
1 Co 11.19 |
As
heresias podem ser internas, causando divisão na igreja |
Quarta |
Fp 1.16 |
O
apóstolo Paulo foi chamado para defender o Evangelho |
Quinta |
Tt 1.9 |
Admoestando
com a sã doutrina para convencer os contradizentes |
Sexta |
Tt 3.10 |
Não
insistir com o herege contumaz |
Sábado |
Hb 6.1, 2 |
Nunca
deixar de observar os fundamentos da fé |
HINOS
SUGERIDOS: |
306, 505, 559 |
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE |
Atos 20.28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3 |
Atos
20.28-31 1 Pedro
3.15,16 15 Antes,
santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança
que há em vós, 2 Pedro
2.1-3 |
PLANO DE AULA |
1- INTRODUÇÃO |
Neste trimestre, seus alunos
estudarão sobre as heresias e seitas que assolaram a Igreja Primitiva. Tais
heresias assumiram uma nova roupagem no contexto da Igreja na atualidade.
Diante desse malefício, é papel da Igreja rechaçar os falsos ensinamentos e
combater qualquer tentativa de assolação à fé cristã. Para tratar sobre esse
assunto, o comentarista desse trimestre é o pastor Esequias Soares, líder da
Assembleia de Deus em Jundiaí (SP), presidente da Sociedade Bíblica do
Brasil, presidente da Comissão de Apologética da CGADB, especialista em
línguas bíblicas, mestre em Ciências da Religião, autor dos livros “O
Ministério Profético na Bíblia”, “Manual de Apologética Crista“, entre
outros, todos editados pela CPAD. |
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO |
A) Objetivos da Lição: |
I) Identificar as ameaças
hereges que assolam a Igreja de Cristo nos últimos dias; |
II) Apresentar o conceito de
Apologética Cristã; |
III) Definir o que são as
heresias. |
B) Motivação: Não há dúvidas
de que estamos vivendo dias trabalhosos que antecedem a Volta de Jesus.
Quanto mais se aproxima este momento, é natural que surjam falsos mestres
ensinando heresias que tentam distorcer a verdade bíblica e negar a fé
verdadeira em Cristo. Pensando nisso, torna-se imperativo que a igreja assuma
um compro- misso apologético com a Fé Crista. É importante manter o nosso
referencial doutrinário em alta. |
C) Sugestão de Método: Jamais
em outro tempo se viu tanta necessidade de combater as falsas doutrinas que
desafiam a fé cristã como atualmente. Pensando nisso converse com seus alunos
a respeito de quais maneiras podemos confrontar os falsos ensinamentos com o
ver- dadeiro ensinamento da Palavra de Deus. Pergunte aos alunos de que forma
a igreja deve se posicionar para defender a fé. |
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO |
A) Aplicação: A defesa da fé
cristã não ocorre somente no campo intelectual, por meio do conhecimento
bíblico e fidelidade à doutrina. O combate aos falsos ensinamentos se dá
também por meio de uma conduta cristã ilibada, que testemunha a verdadeira
doutrina de maneira prática. Jesus endossou essa verdade ao dizer que o mundo
saberia que somos seus discípulos quando observasse o nosso exemplo de amor
(Jo 13.35). |
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR |
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100,
p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição. |
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula: |
1) O texto “Um Testemunho
Coerente”, localizado depois do primeiro tópico, aponta o testemunho cristão
como forma de refutar os falsos ensinamentos; |
2) O texto “Seita”, ao final
do terceiro tópico, destaca maiores detalhes do termo “heresia”. |
INTRODUÇÃO |
Heresias são crenças e
práticas contrárias ao pensamento bíblico, pois elas distorcem os pontos
principais da doutrina cristã, confrontam o Cristianismo Histórico e criam um
problema para as igrejas e as famílias. As heresias da atualidade são as
mesmas da antiguidade, mas com uma roupagem nova, que foram rejeitadas pelos
apóstolos e primeiros cristãos, pois “nada há novo debaixo do sol” (Ec 1.9).
O presente trimestre tem por objetivo mostrar o referencial doutrinário da fé
cristã, levando-o (a) a reconhecer de longe as heresias. Esta primeira lição
é um estudo sobre o problema das heresias nas igrejas e a nossa
responsabilidade na defesa da fé. |
Palavra-Chave: Heresia
I- AS
AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES |
1- Os cuidados pastorais (At
10.28). |
Os “anciãos” mencionados no
versículo 17 são chamados de bispos nessa passagem e, ao dizer que eles foram
constituídos pelo Espírito Santo para “apascentardes a igreja de Deus”,
mostra que eles são pastores. A função primordial do pastor é alimentar, guiar
e proteger o rebanho (Lc 15.4-6). O Novo Testamento emprega essa
metáfora ao tratar o relacionamento entre pastor e rebanho na igreja. A
exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs
das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho. Esse cuidado aparece nos
ensinos de Jesus (Mt 7.15-20). |
2- “Depois da minha partida”
(v.29). |
Essa expressão é uma palavra
profética, pois o apóstolo não está apenas se referindo à sua morte, mas
também ao avanço dos hereges no seio da igreja depois do período apostólico,
no futuro. Paulo usa uma linguagem metafórica para identificar os falsos doutrinadores,
“lobos cruéis” ou “lobos vorazes” (v. 29 – Nova Almeida Atualizada – NAA). O
apóstolo Pedro, depois de ensinar que o Espírito Santo inspirou os profetas
do Antigo Testamento (2 Pe 1.19-21), mostrou que a presença do
verdadeiro ensino nem sempre é suficiente para impedir a manifestação do
falso. Tanto que, ao falar a respeito dos profetas legítimos dentre os
hebreus, ressaltou que também havia entre o povo falsos profetas, como
haveriam de surgir com o tempo, no meio da Igreja, falsos mestres (2 Pe 2.1).
Na verdade, eles já estavam presentes no período apostólico (Gl 1.7; Cl 2.8;
Jd 4). |
3- A origem dos falsos mestres
(v.30). |
Dois pontos surpreendentes,
nessa parte do discurso, nos chamam a atenção; primeiro, os lobos vorazes
surgem de dentro da própria igreja “dentre vós mesmos” e, segundo “se
levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos
após si”. Os discípulos deles ainda estão por aí. Entre eles estão os que se
posicionam acima das Escrituras, os quais, sem o menor pudor espiritual, usam
as redes sociais para “corrigir” a Bíblia e discordar abertamente dos
profetas e dos apóstolos bíblicos. Tais pessoas consideram seus discursos
modernos e a mensagem da Bíblia, desatualizada, em razão disso oferecem
um novo evangelho (2 Co 11.13-15). Em face disso, vemos a importância de
estudar um campo da Teologia denominado de apologética para orientar os
crentes dos nossos dias. |
SINOPSE I |
Os lobos vorazes surgem de dentro do povo de Deus. Por isso, a
Apologética é tão necessária. |
AUXÍLIO
TEOLÓGICO |
UM TESTEMUNHO COERENTE |
O segredo da coragem e sucesso
em enfrentar oposição é santificar a Cristo, como Senhor, no coração (1 Pe
3.15). Isso significa entronizar Cristo no coração como o Senhor supremo, que
apesar de inocente sofreu pelos culpados e tem a preeminência em todas as
coisas (Cl 1.18); reconhecê-lo como santo; confiar plenamente nas suas sábias
providências com toda a sinceridade; e amá-lo com um amor inspirado por uma
teologia correta que cobre a sua morte ‘com significado expiatório’. Sempre
devemos estar preparados para enfrentar a zombaria dos críticos e a
investigação honesta daqueles que buscam a verdade. Pedro pode ter se
lembrado daquela noite amarga em que negou a Cristo. A resposta a qualquer
que […] pedir a razão da esperança envolve um relato racional das verdades
básicas do Cristianismo e uma refutação convincente das acusações falsas.
Esse tipo de resposta requer mansidão e temor e uma boa consciência (v. 16).
Para ser eficiente, o testemunho deve estar baseado numa vida piedosa; deve
ser apresentado com firmeza, livre de qualquer traço de rebeldia ou
desrespeito para com os inquiridores, e deve vir de um coração que está
consciente da presença divina. Nos dias de Pedro, quando os cristãos eram
vistos como malfeitores e acusados de posições religiosas heréticas e maus
costumes, sua melhor defesa não era uma argumentação veemente, mas um bom
procedimento (conduta) em Cristo, o testemunho silencioso de uma vida santa
centrada no Senhor Jesus” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 10. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p.233). |
II- O QUE
É APOLOGÉTICA? |
1- Definição (1 Pe 3.15). |
Apologética Cristã é a
defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias. O
termo vem do substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa,
resposta”. O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para
responder com mansidão” em 1 Pedro 3.15 é apologia, numa tradução literal é
“… sempre preparados para [uma] defesa”. A versão bíblica chamada de Nova
Versão Transformadora (NVT) emprega o verbo “explicar”, assim: “sempre
preparados para explicá-la”. A Apologética mostra que o
cristianismo é racional, os dados da revelação podem ser explicados de
maneira metódica e sistemática, portanto, aceitável. Jesus disse que devemos
amar a Deus de todo os nossos corações […] e de todo o nosso entendimento (Mc
12.30). Isso ensina que devemos amar a Deus por completo, com o corpo, as
emoções e o intelecto. |
2- A que defesa Pedro se
refere? (v.16). |
Há quem argumente que essa
defesa seja uma resposta a uma acusação, visto que essa mesma palavra,
apologia, aparece, nesse sentido no Novo Testamento, como defesa de uma
acusação tanto formal (At 22.1; 25.16) como informal (1 Co 9.3; 2 Co 7.11; Fp
1.7,16). O versículo 16 fala do bom testemunho cristão que serve para provar
a inconsistência das acusações contra os crentes. Mas não parece ser esse o
caso, porque a defesa, resposta ou explicação nessa passagem é sobre a razão
da fé dos cristãos, e isso diz respeito à doutrina cristã. Ainda que Pedro
esteja se referindo à resposta a uma acusação formal num ambiente hostil, não
deixa de ser uma oportunidade para a defesa da fé cristã, como aconteceu com
o apóstolo Paulo diante de Festo (At 26.24,25) e de Agripa, na mesma
audiência (At 26.27-29). |
3- Por que devemos combater as
heresias? (3.16). |
a) Para defesa própria (1 Tm
4.16) : Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos
ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; |
b) Para ajudar os outros na
compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e,
muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas
sinceras as quais buscam servir a Deus e precisam conhecer a sua Palavra (Tt
1.9). Esse debate sobre as crenças deve ocorrer de maneira respeitosa e com
argumentos e fundamentação bíblica, respondendo às objeções contra a fé
cristã. O êxito dessa luta é garantido quando se está nos domínios do
Espírito Santo (Jo 16.13). |
SINOPSE II |
O cristão é chamado a responder de maneira respeitosa às objeções
contra a fé cristã. |
|
III- O
QUE SÃO HERESIAS? |
|
|
1- Seitas e heresias. |
|
|
A palavra hairesis no Novo
Testamento grego é traduzida como “seita” (At 5.17; 15.5; 24.5; 28.22) e
“heresias” (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1). É verdade que o Cristianismo foi
também chamado de “seita”, mas por não cristãos, pessoas que não conheciam as
verdades do Evangelho de Cristo e que se opunham a Ele (At 24.5,14; 28.22). A
palavra “seita” é usada para designar as religiões heterodoxas. É um termo já
desgastado, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo, por isso devemos
saber quando aplicá-lo. |
|
|
2- “Hairesis” no Novo
Testamento. |
|
|
Esse vocábulo aparece com o
sentido de “partido, espírito sectário” e nem sempre representa uma ruptura
com o sistema convencional de determinada comunidade. Os saduceus e os
fariseus eram seitas que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At
5.17; 26.5), e a versão bíblica NAA traduz por “partido”. Paulo adverte para
que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis) e condena as
inovações doutrinárias que causam divisão ou dissensão (1 Co 11.19; Gl 5.20). |
|
|
3- Heresias de perdição (2 Pe
2.1). |
|
|
É nessa passagem que hairesis
apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita,
no campo teológico que nós conhecemos hoje. As heresias distorcem os pontos
principais da doutrina cristã no que diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor
Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ser humano: natureza, pecado, salvação,
origem e destino; aos anjos; à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave
erro é quando diz respeito à Divindade e interfere na salvação (v.1b), pois
não existe salvação sem Jesus (Jo 14.6; At 4.12). |
|
|
||
SINOPSE III |
||
O apóstolo Paulo adverte acerca das divisões no seio da igreja e condena
as inovações doutrinárias que causam dissensões. |
||
AUXÍLIO
BIBLIOLÓGICO |
SEITA |
A palavra grega hairesis
traduzida como ‘seita’ em algumas versões significa literalmente ‘divisão’ ou
‘partido’, sem uma conotação depreciativa. Ela era usada para falar das
várias escolas filosóficas de pensamento. E usada nesse sentido neutro a
respeito dos fariseus e saduceus em Atos 5.17; 15.5. Nos últimos capítulos do
livro de Atos, onde ela é usada em relação aos cristãos, começa a aparecer um
tom mais crítico (24.5; 26.5; 28.22). Em 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20 e 2
Pedro 2.1, algumas versões a traduzem como ‘heresias’. Embora não se possa
ter a certeza de que esta palavra passou a ser sinônimo de falsas doutrinas
assim tão cedo, ela é usada aqui no sentido de ‘dissensão’ ou ‘opiniões
destrutivas’ (Arndt. p. 23)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro:
CPAD, 2007, p.1785). |
CONCLUSÃO |
Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base
da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta
acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual
“batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). Finalizamos com a
seguinte pergunta para reflexão: Estamos afazer pela verdade o que esses
agentes da heresia fazem pela mentira? |
REVISANDO O CONTEÚDO |
1- Nesta lição, qual a
exortação apostólica aos líderes da igreja? |
R. A exortação apostólica aos
líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar
todos na verdade do Evangelho. |
2- Qual a definição de
Apologética Cristã? |
R. Apologética Cristã é a
defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias. |
3- Por que devemos combater as
heresias? |
R. a) Para defesa própria (1 Tm 4.16): Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; b) Para ajudar os outros
na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais
da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem
muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a Deus e precisam conhecer a
sua Palavra (Tt 1.9). |
4- Onde, no Novo Testamento,
hairesis tem o sentido de heresia, como erro doutrinário? |
R. 2 Pedro 2.1. É nessa
passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a
“heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje. |
5- Qual a pergunta para a
nossa reflexão? |
R. Estamos a fazer pela
verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira? |
Comentários